Audiência pública debateu organização do trânsito em Juína
A mesa foi composta por representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Secretaria Municipal de Educação (SMEC) Departamento de trânsito, prefeitura da cidade de Juína, câmara de vereadores e Departamento estadual de trânsito de Mato Grosso (DETRAN), polícia civil e militar.
Por: Juína News
Publicado em 19 de Fevereiro de 2019 as 15:27 Hrs
Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 18, uma audiência pública na câmara municipal de Juína para debater assuntos referentes ao trânsito do município de Juína. O tema da audiência pública foi: organização do trânsito em Juína.
A mesa foi composta por representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Secretaria Municipal de Educação (SMEC) Departamento de trânsito, prefeitura da cidade de Juína, câmara de vereadores e Departamento estadual de trânsito de Mato Grosso (DETRAN), polícia civil e militar.
O foco da audiência sobre o transito na cidade de Juína se deu devido a vários acidentes graves com vítimas fatais ter ocorrido nos últimos anos, onde o município de Juína é considerado um dos municípios com maior número de motocicletas e outros veículos por habitantes, e levando em conta a falta de uma estrutura melhor e mais eficiente no trânsito, bem como a conscientização dos condutores para que pratiquem direção defensiva.
O delegado de polícia civil Marco Remuzzi, falou ao site Juína News sobre seu ponto de vista no que se refere ao trânsito local, onde o mesmo destacou que a educação no trânsito deve ser levada para as escolas, e ensinar as crianças desde cedo à importância e os cuidados que devem ser tomados em relação ao trânsito, e pontuou ainda que a cidade de Juína possui falhas na sinalização do trânsito, bem como condutores imprudentes, tanto em excesso de velocidade, quanto por embriaguez ao volante, e que a audiência é de suma importância para que se garanta um trânsito mais seguro para todos.
Marco Remuzzi, ressaltou ainda que a polícia civil irá atuar sempre nas blitz combatendo embriaguez ao volante, e também sobre motociclistas que insistem em fazer manobras perigosas pelas ruas da cidade, lembrando que caracteriza crime previsto no artigo 308 do Código de Transito Brasileiro (CTB), e que pretende apresentar sugestões para melhorias no transito da cidade.
Sidnei Campos de Oliveira, diretor municipal do departamento de trânsito, ressaltou que cidade está sinalizada regularmente, porém é necessário avançar ainda mais em projetos de sinalização, porém o problema do trânsito é um problema de todos, entretanto algumas pessoas acabam extrapolando em infrações de trânsito, onde algumas fazem do trânsito e das ruas de Juína uma pista de atletismo, e acabam colocando vidas em riscos, e isso precisa ser coibido.
Sobre a sinalização Sidnei Campos ressaltou que o departamento de trânsito fez uma parceria com a polícia militar, polícia civil e CIRETRAN onde o objetivo é otimizar a sinalização, mas que o principal é fazer com que as pessoas respeitem a sinalização.
O sargento Campos do corpo de bombeiros também relatou que juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendem diversas ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, e que o intuito da audiência pública é de conscientizar as pessoas e fazer com que se entendam as causas e possam agir de forma preventiva, onde a redução do número de acidentes diminui os gastos para o estado e também para as pessoas que ao sofrerem um acidente de trânsito, tem sua rotina totalmente alterada e muitas vezes algumas sequelas são irreversíveis, portanto a prevenção ainda é a melhor aliada.
O vereador e professor Carlito Pereira da Rocha, articulador da audiência e ressaltou que a audiência pública é uma forma de se chegar a um consenso e criar um ‘espanto’ para chamar atenção para uma problemática seja vista e ouvida por todos.
Carlito ressaltou ainda que a comunidade tem a prerrogativa de propor e buscar soluções junto ao poder público, e que em seu ponto de vista, o que necessita urgentemente na cidade de Juína é se educar para o trânsito, e aprender a usá-lo de forma correta, pois as leis já existem, e é necessário que se respeitem os espaços estabelecidos para que todos possam viver melhor em sociedade, e que cada um tem um limite e uma responsabilidade no trânsito.
O capitão Machado da polícia militar que está na função de comandante do 20º Batalhão, disse que a função da polícia militar na audiência é mostrar os números de acidentes e apreensões como também das notificações de multas de trânsito, onde estarão também contribuindo para melhorias.
Apesar de poucas pessoas terem comparecido na câmara de vereadores, os convidados discursaram contribuindo com o evento.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS