Audiência pública debateu organização do trânsito em Juína
A mesa foi composta por representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Secretaria Municipal de Educação (SMEC) Departamento de trânsito, prefeitura da cidade de Juína, câmara de vereadores e Departamento estadual de trânsito de Mato Grosso (DETRAN), polícia civil e militar.
Por: Juína News
Publicado em 19 de Fevereiro de 2019 as 15:27 Hrs
Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 18, uma audiência pública na câmara municipal de Juína para debater assuntos referentes ao trânsito do município de Juína. O tema da audiência pública foi: organização do trânsito em Juína.
A mesa foi composta por representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Secretaria Municipal de Educação (SMEC) Departamento de trânsito, prefeitura da cidade de Juína, câmara de vereadores e Departamento estadual de trânsito de Mato Grosso (DETRAN), polícia civil e militar.
O foco da audiência sobre o transito na cidade de Juína se deu devido a vários acidentes graves com vítimas fatais ter ocorrido nos últimos anos, onde o município de Juína é considerado um dos municípios com maior número de motocicletas e outros veículos por habitantes, e levando em conta a falta de uma estrutura melhor e mais eficiente no trânsito, bem como a conscientização dos condutores para que pratiquem direção defensiva.
O delegado de polícia civil Marco Remuzzi, falou ao site Juína News sobre seu ponto de vista no que se refere ao trânsito local, onde o mesmo destacou que a educação no trânsito deve ser levada para as escolas, e ensinar as crianças desde cedo à importância e os cuidados que devem ser tomados em relação ao trânsito, e pontuou ainda que a cidade de Juína possui falhas na sinalização do trânsito, bem como condutores imprudentes, tanto em excesso de velocidade, quanto por embriaguez ao volante, e que a audiência é de suma importância para que se garanta um trânsito mais seguro para todos.
Marco Remuzzi, ressaltou ainda que a polícia civil irá atuar sempre nas blitz combatendo embriaguez ao volante, e também sobre motociclistas que insistem em fazer manobras perigosas pelas ruas da cidade, lembrando que caracteriza crime previsto no artigo 308 do Código de Transito Brasileiro (CTB), e que pretende apresentar sugestões para melhorias no transito da cidade.
Sidnei Campos de Oliveira, diretor municipal do departamento de trânsito, ressaltou que cidade está sinalizada regularmente, porém é necessário avançar ainda mais em projetos de sinalização, porém o problema do trânsito é um problema de todos, entretanto algumas pessoas acabam extrapolando em infrações de trânsito, onde algumas fazem do trânsito e das ruas de Juína uma pista de atletismo, e acabam colocando vidas em riscos, e isso precisa ser coibido.
Sobre a sinalização Sidnei Campos ressaltou que o departamento de trânsito fez uma parceria com a polícia militar, polícia civil e CIRETRAN onde o objetivo é otimizar a sinalização, mas que o principal é fazer com que as pessoas respeitem a sinalização.
O sargento Campos do corpo de bombeiros também relatou que juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendem diversas ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, e que o intuito da audiência pública é de conscientizar as pessoas e fazer com que se entendam as causas e possam agir de forma preventiva, onde a redução do número de acidentes diminui os gastos para o estado e também para as pessoas que ao sofrerem um acidente de trânsito, tem sua rotina totalmente alterada e muitas vezes algumas sequelas são irreversíveis, portanto a prevenção ainda é a melhor aliada.
O vereador e professor Carlito Pereira da Rocha, articulador da audiência e ressaltou que a audiência pública é uma forma de se chegar a um consenso e criar um ‘espanto’ para chamar atenção para uma problemática seja vista e ouvida por todos.
Carlito ressaltou ainda que a comunidade tem a prerrogativa de propor e buscar soluções junto ao poder público, e que em seu ponto de vista, o que necessita urgentemente na cidade de Juína é se educar para o trânsito, e aprender a usá-lo de forma correta, pois as leis já existem, e é necessário que se respeitem os espaços estabelecidos para que todos possam viver melhor em sociedade, e que cada um tem um limite e uma responsabilidade no trânsito.
O capitão Machado da polícia militar que está na função de comandante do 20º Batalhão, disse que a função da polícia militar na audiência é mostrar os números de acidentes e apreensões como também das notificações de multas de trânsito, onde estarão também contribuindo para melhorias.
Apesar de poucas pessoas terem comparecido na câmara de vereadores, os convidados discursaram contribuindo com o evento.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar