Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico e defende fiscalização do comércio ilegal; entenda regras
Por votação unânime, agência aprovou relatório que manteve a proibição, importação e propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar.
Por: G1
Publicado em 06 de Julho de 2022 as 17:39 Hrs
Os diretores da agência analisaram o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que trouxe dados reunidos pela equipe técnica da Anvisa sobre o uso desse tipo de cigarros, incluindo os impactos à saúde, a toxicidade e o posicionamento de organizações internacionais sobre o tema.
Ao fim da votação, a diretoria da Anvisa decidiu manter a proibição dos cigarros eletrônicos, por votação unânime. Além da proibição, a agência também votou pela adoção de medidas não normativas para a redução da oferta e da demanda (ações de fiscalização em parceria com outros órgãos e campanhas educativas).
Essa decisão havia sido recomendada pela própria equipe técnica da agência – a Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB) – no relatório analisado.
Ainda segundo a GGTAB, não há evidências científicas que indiquem atualmente uma regulamentação diferenciada para dispositivos eletrônicos para fumar com refis líquidos ou tabaco aquecido.
A Anvisa também esclareceu que, os países onde os DEF estão sendo comercializados não os autorizam como “produtos de dano reduzido”, como os EUA, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, países do Reino Unido e União Europeia.
"A autorização de comercialização de cigarros eletrônicos com refis líquidos e dos com refis de tabaco aquecido pelo FDA ocorreu diante de informações ainda desconhecidas relativas aos produtos", afirma a Anvisa.
Os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos desde 2009 no Brasil, conforme uma resolução da Anvisa (RDC 46/2009) sobre o tema. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.
Veja então como ficam as regras:
- Anvisa mantém as proibições estabelecidas pela normativa RDC nº 46/2009, proibindo comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos;
- Agência discutirá ainda questões de aprimoramento de fiscalização, monitoramento e disseminação de informações sobre esses tipos de produto;
- Ainda nesse ano, será feita uma reforma da legislação atual e aberta uma consulta pública sobre o tema;
- Uma nova RDC deve então ser publicada.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:05
Prefeito lamenta retirada de projeto que aumentaria salário dos professores de Juína
Em nota, gestor diz agir 'com profundo pesar' e responsabiliza morosidade e emenda parlamentar pela inviabilidade da proposta
15:52
Câmara de Juína falha novamente e deixa professores sem reajuste salarial
Um impasse que frustra a valorização do magistério em Juína.
21:48
Responsável por madeireira é preso em Brasnorte por furto de energia elétrica
Ação faz parte da Operação Energia Limpa, que já prendeu 115 pessoas em todo o estado
17:58
Advogado contesta ação da Polícia Civil em caso de acidente que matou jovem em Brasnorte
Dr. Welington Ribeiro, defensor do suspeito, afirma que a operação policial foi conduzida de forma ?errada e abusiva? e que seu cliente não tinha consciência de ter atropelado uma pessoa.
17:38
Cartório Eleitoral de Brasnorte realiza ação de biometria nos dias 14 e 15 de novembro
Nos dias 14 e 15 de novembro será realizado o chamado ?Dia E?, uma mobilização estadual em que todas as zonas eleitorais de Mato Grosso promoverão ações especiais de coleta biométrica
17:08
Juiz de Brasnorte reúne autoridades e comerciantes para reforçar proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores
Romeu da Cunha destaca que crime é punido com prisão e multa; comerciantes e Conselho Tutelar apoiam ação de conscientização e fiscalização
16:00
Leilão Nelore Cometa: melhoramento genético disseminado na produção
Nelore Cometa realiza dois leilões com oferta de fêmeas de alto valor genético, no dia 16 de novembro e sua safra de touros em 6 de dezembro para fechar .
21:05
Polícia Civil identifica suspeito de atropelar e matar jovem na MT-170 em Brasnorte
Veículo usado no acidente que vitimou Larissa Leite, de 24 anos, e feriu sua amiga foi encontrado com danos encobertos na casa do suspeito.
16:16
Nexa abre inscrições para o 2º Edital Nexa Transforma 2025, Construindo Legados
Empresa quer apoiar projetos que gerem trabalho e renda nos municípios onde atua; investimento total pode chegar a R$ 320 mil
10:46
PF deflagra Operação Mykyara II contra desmatamento em território indígena de Brasnorte e Juína
Esta fase é um desdobramento da operação realizada em agosto deste ano
MAIS LIDAS







