Alunos do IFMT de Juína viajam 700 km para conhecerem o TCE
Na palestra, os jovens puderam conhecer como funciona o TCE-MT, a sua missão constitucional.
Por: Da redação
Publicado em 14 de Dezembro de 2018 as 08:35 Hrs
Alunos do 7º Ano do curso de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Juína, viajaram mais de 700 quilômetros para conhecerem o Tribunal de Contas de Mato Grosso. A visita monitorada, realizada nesta quarta-feira (12/12), encerra a programação de 2018 do Projeto TCEstudantil.
O programa é voltado à conscientização de estudantes das redes públicas estadual e municipal, federal e às universidades sobre o papel de órgão de controle externo do TCE-MT, sobre cidadania e participação da sociedade no controle e fiscalização da gestão pública.
Durante a visita, os estudantes foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI/TCE-MT), que é coordenada pela secretária Cassyra Vuolo. Os jovens participaram de uma palestra, conduzida pelo auditor de controle externo Franciscney Liberato Siqueira.
Na palestra, os jovens puderam conhecer como funciona o TCE-MT, a sua missão constitucional, estrutura operacional e administrativa, seus projetos e ações de cidadania e transparência. Também receberam informações sobre o papel do cidadão no controle externo dos gastos públicos e sobre responsabilidades cidadãs no combate à corrupção.
Em seguida, o grupo que foi acompanhados pelo professor de administração Felipe de Almeida Malvezzi, visitaram o Plenário da Corte de Contas, onde foi recebido pela Secretária Geral do Pleno, Ligia Maria Gahyva Daoud. Os estudantes receberam informações sobre a rotina de trabalho dos conselheiros que integram o plenário da Corte de Contas, sobre como funciona as sessões nos colegiados do Tribunal, compostos pelo Pleno e pelas Primeira e Segunda Câmaras de Julgamentos.
A estudante Neuziele Camargo, considerou a visita ao TCE-MT bastante instrutiva e enriquecedora. "Não sabia praticamente nada sobre o trabalho do Tribunal de Contas e nem imaginava o quanto é importante. Participar do TCEstudantil é fantástico. Aqui a gente pode descobrir como funcionam as instituições públicas, como as contas públicas são fiscalizadas e como nós, cidadãos, podemos participar do controle externo em nossa cidade. Achei muito interessante e quero voltar outras vezes para aprender mais", disse a jovem.
Para o professor Felipe Malvezzi, a participação da turma no TCEstudantil foi uma oportunidade que eles possam ampliar seus conhecimentos sobre contas públicas e controle externo, temas que estudam no curso, no ambiente do próprio TCE-MT. "Como vivemos no interior, longe da capital, os estudantes acabam não tendo contato com a instituições como o TCE-MT. Esta visita permite que eles ampliem sua visão sobre o papel de órgãos como o Tribunal de Contas e com certeza, isto ajuda muito na formação do cidadão, na sua conscientização e no seu amadurecimento", frisou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar