53% das cidades brasileiras não registraram mortes por Covid na última semana
Número de municípios sem óbitos nunca foi tão alto, destaca pesquisa da CNM
Por: CNN
Publicado em 23 de Julho de 2021 as 09:30 Hrs
Mais da metade das cidades brasileiras não registraram novas mortes por Covid-19 na última semana, entre 19 e 22 de julho. As informações fazem parte da 18 ª edição do estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CMN), que mostra o cenário da pandemia no país. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (23) e ouviu 5,5 mil prefeitos.
De acordo com o levantamento, 53% dos municípios do Brasil não registraram mortes pelo novo coronavírus na última semana. Outras 16,8% das cidades do país tiveram redução no número de óbitos, enquanto 19% permaneceram estáveis. Já 10% tiveram aumento.
O número de municípios sem óbitos no Brasil nunca foi tão alto, destaca a pesquisa da CNM. Pela primeira vez, mais da metade das cidades do país passam uma semana sem a detecção de novas mortes.
Cidades flexibilizam medidas restritivas
Ao mesmo tempo que cai o número de mortes por Covid-19 nos municípios brasileiros, as medidas restritivas contra a propagação do vírus passam a ser flexibilizadas pelos prefeitos. Dados da CNM mostram que 69% das cidades ainda mantêm regras de distanciamento, número inferior ao registrado na primeira semana de julho, quando 75% dos municípios adotavam restrições.
Apesar dos bons resultados, a decisão de flexibilizar as medidas restritivas surpreende o pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Raphael Guimarães.
“Provavelmente são municípios menores, do interior, que não estão registrando mortes pela doença. A gente não vê a ausência de óbitos em cidades grandes, que tenham milhares de habitantes. Essa flexibilização pode gerar grandes problemas para os menores municípios, pois provavelmente eles vão ter um aumento no número de casos e, consequentemente, de mortes. A rede de saúde dessas cidades é frágil”, frisou.
O Brasil superou nesta sexta-feira (22) a marca de 546 mil mortes em decorrência do novo coronavírus. Ao todo, o Ministério da Saúde registrou 19,5 milhões de casos em todo território nacional.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:57
Força Tática apreende drogas e detém suspeito no Jardim dos Ipês em Tangará
O suspeito que não possuía antecedentes criminais até o momento, foi conduzido ao CISC
17:47
CMDCA incentiva destinação do Imposto de Renda para projetos de crianças e adolescentes em Juína
A destinação pode ser feita diretamente no momento da declaração do Imposto de Renda, dentro do próprio sistema da Receita Federal.
13:30
Rota do Café chega a Cotriguaçu e Juína com informações sobre o plantio para o crescimento da produção
O Vale do Juruena concentra 70% da produção de café do Estado, com mais de R$ 50 milhões investidos pelo Governo via Seaf, além das pesquisas por meio da Empaer
18:54
Cerimônia pública reúne autoridades e homenageia 52 cidadãos em Tangará
Policiais civis aposentados também receberam moções
18:30
Tangará recebe viatura exclusiva para a Patrulha Maria da Penha
O ato solene ocorreu na sede do 7° Comando Regional da Polícia Militar.
17:05
Reunião marca discussão entre executivo e legislativo sobre supostas fraudes em convênio
O encontro focou na transparência das ações da Secretaria de Saúde diante das denúncias de exames falsificados e pagamentos por serviços não executados.
17:03
Cartório Eleitoral alerta para prazo final da biometria em Brasnorte
Mais de 1,6 mil eleitores ainda não regularizaram situação; atendimento segue até 6 de maio
16:46
Brasnorte é premiada pelo terceiro ano consecutivo no Alfabetiza MT
Unidade da comunidade São Bento se destaca em avaliação estadual; município conquista premiação pelo terceiro ano consecutivo
16:26
Câmara de Brasnorte acompanha Fórum Agro MT e reforça compromisso com o setor produtivo
O encontro reuniu as principais entidades do agronegócio mato-grossense para debater pautas estratégicas e buscar soluções diante dos desafios enfrentados pelo setor.
11:56
Rotam apreende 19 tabletes de entorpecentes e prende suspeito por tráfico em Aripuanã
Durante a operação, equipes da Força Tática entraram em confronto com dupla em motocicleta


