
Você sabia? Carambola é tóxica para rins e cérebro
Uma fruta reconhecidamente perigosa para pacientes com doenças renais
Por: *Dr.Pedro Pinheiro
Publicado em 25 de Março de 2018 as 19:26 Hrs
A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta bastante popular nos países de clima tropical e subtropical. O seu consumo se dá não só através da própria fruta ou do seu suco, mas também através de chás, extratos, concentrados e ervas medicinais.
A divulgação da carambola como medicamento natural é especialmente problemática, porque a fruta é reconhecidamente perigosa para pacientes com doenças renais e até para pessoas saudáveis, caso seja consumida em excesso.
Não há evidências científicas de que a carambola seja útil como tratamento para qualquer doença, mas já há ampla literatura sobre os riscos de intoxicação pela fruta.
Neste artigo vamos explicar quais são os perigos da carambola, os seus sintomas de intoxicação e quais grupos devem evitar o seu consumo.
Se após a conclusão deste artigo você quiser saber mais sobre as doenças renais, acesse os seguintes links:
POR QUE CONSUMIR CARAMBOLA É PERIGOSO?
Desde a década de 1990 foram publicados dezenas de casos de pacientes com insuficiência renal que apresentavam sintomas neurológicos de início súbito após o consumo de carambola.
Os pacientes com sintomas de intoxicação pela fruta apresentavam desde soluços intratáveis até fraqueza muscular, agitação ou crises convulsivas. A mortalidade nesses pacientes intoxicados chega a ser de 20 a 40%, mesmo quando submetidos a tratamento intensivo.
A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.
A carambola é especialmente problemática para os pacientes com insuficiência renal porque a caramboxina costuma ser eliminada do organismo pelos rins através da urina. Não é de se estranhar, portanto, que pessoas com disfunção renal estejam mais propensas a acumular essa neurotoxina no sangue e a desenvolver sintomas de intoxicação.
Mas o perigo da carambola não está restrito apenas aos pacientes com insuficiência renal. Nos últimos anos têm sido descritos cada vez mais casos de intoxicação pela carambola em pacientes previamente saudáveis. Esses casos estão geralmente associados a um grande consumo da fruta, mas em pelo menos 1 paciente, a quantidade consumida havia sido apenas 1 copo de 300 ml de suco puro.
Estes pacientes saudáveis que se intoxicam pela carambola costumam apresentar, além dos sintomas neurológicos, também quadros de insuficiência renal aguda provocados pela deposição renal de cristais de oxalato, um tipo sal presente em grande quantidade na carambola.
A nefropatia por oxalato é uma conhecida causa de insuficiência renal, que não é exclusiva dos pacientes com intoxicação por carambola.
Portanto, o mecanismo de intoxicação pela carambola em pessoas saudáveis costuma seguir o seguinte padrão:
Consumo exagerado de carambola → Deposição de oxalato nos rins → Insuficiência renal secundária à nefropatia por oxalato → Acúmulo de caramboxina no sangue → Intoxicação neurológica.
QUANTIDADE DE CARAMBOLA QUE É PERIGOSA
O consumo de carambola em pacientes com insuficiência renal é terminantemente proibido. Há casos graves de intoxicação descritos após o consumo de apenas 200 ml de suco ou menos da metade de uma fruta. Nos pacientes com disfunção renal grave em tratamento com hemodiálise, pequenas quantidades de carambola podem ser fatais.
Em relação aos pacientes saudáveis, sem disfunção renal prévia, ainda não temos bem definido quais são os limites de segurança. Os casos descritos de lesão renal aguda pela carambola geralmente estão associados a um consumo exagerado da fruta, como a ingestão de mais de 10 peças de fruta ou de pelo menos 1 litro do suco em um intervalo de 12 a 24 horas.
Porém, como referido anteriormente, há pelo menos 1 caso descrito de intoxicação por carambola em um paciente previamente saudável após o consumo de apenas um copo 300 ml de suco no café da manhã. Aparentemente, o consumo da fruta em jejum aumenta o risco de intoxicação.
SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO POR CARAMBOLA
O primeiro sintoma da intoxicação pela carambola costuma ser um quadro de soluço, que é persistente e não responde a nenhuma das formas de tratamento habituais. Os soluços surgem habitualmente de 1 a 4 horas após o consumo da fruta, mas há casos em que o intervalo de tempo é de até 24 horas.
Após os soluços, os sintomas que costumam surgir, não necessariamente nessa ordem, são:
> Vômitos.
> Dor lombar.
> Fraqueza muscular.
> Formigamento e perda da sensibilidade nos membros.
> Insônia.
> Agitação psicomotora.
> Confusão mental.
> Crise convulsiva
> Hipotensão arterial.
> Insuficiência respiratória
> Coma
> Morte.
O diagnóstico da intoxicação pela caramboxina é relativamente fácil em pacientes com insuficiência renal, que apresentam soluços incoercíveis e relatam consumo recente de carambola para o seu nefrologista. Por outro lado, o diagnóstico é muito difícil nos pacientes que chegam ao médico já em estágios avançados de intoxicação, com convulsões, fraqueza muscular ou coma. A maioria dos médicos pensa primeiro em AVC ou em outras causas de intoxicação, pois a toxicidade da carambola não é muito conhecida entre os médicos que não são nefrologistas ou neurologistas. Se o paciente ou os familiares não referirem o consumo de carambola, é pouco provável que o médico vá pensar inicialmente nessa hipótese.
TRATAMENTO DA INTOXICAÇÃO POR CARAMBOLA
O único tratamento efetivo, até o momento, para a intoxicação por carambola é a hemodialise, que deve ser realizada com sessões diárias. Mesmo os pacientes que previamente eram saudáveis devem ser tratados com hemodiálise, caso apresentem sinais neurológicos de intoxicação pela caramboxina.
Os casos de intoxicação leve costumam melhorar após 2 ou 3 sessões de hemodiálise, enquanto os pacientes mais graves costumam precisar de pelo menos 7 dias seguidos de tratamento. E mesmo com tratamento, alguns pacientes acabam evoluindo para o óbito.
CONCLUSÕES
* Indivíduos com disfunção renal estão proibidos de consumir carambola. Quanto mais grave for a disfunção renal, maior é o risco de intoxicação fatal, mesmo com pequenas quantidades da fruta.
* Indivíduos saudáveis devem evitar o consumo de carambola em grandes quantidades ou sob a forma de extratos ou concentrados.
* Não se deve consumir carambola em jejum.
* A intoxicação por carambola é provavelmente muito mais comum do que se imagina, mas boa parte dos casos não são reconhecidos.
* O surgimento de soluço persistente após o consumo de carambola é um sinal muito sugestivo de intoxicação. Qualquer um nessa situação deve procurar rapidamente apoio médico.
Sobre o autor:
*Dr. Pedro Pinheiro - Médico especializado em Clínica Geral e Nefrologia com mais de 15 anos de prática médica ambulatorial e hospitalar. Autor de mais de 1000 artigos publicados na Internet sobre saúde em língua portuguesa e espanhola. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Títulos reconhecidos pela Faculdade de Medicina do Porto e Colégio da Especialidade de Nefrologia de Portugal. (Fonte: https://www.mdsaude.com/2017/03/carambola-toxica.html)
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:13
Entre lágrimas, Simone Mendes relembra o passado em Juína
O retorno também reacendeu a dor maior: a perda do pai, seu Antônio.
16:10
Aripuanã, Cotriguaçu e outras 10 cidades recebem novos veículos da Sema
A primeira doação foi destinada ao Projeto Água para o Futuro, que atua na preservação e recuperação de nascentes no município de Alta Floresta.
18:08
Prefeito afirma que ex-delegado trouxe 'nuvem negra' para Brasnorte
A declaração foi feita após a morte de um escrivão da Polícia Civil e do roubo da agencia Sicredi na semana anterior.
11:53
DAES de Juína abre canal direto para ouvir a população sobre o tratamento de esgoto
Site, e-mail ou WhatsApp.
09:42
Prefeitura tem contrato suspenso com assessoria jurídica a pedido do MP
O promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira ressaltou que o Município já havia sido condenado judicialmente, em maio deste ano, a se abster de realizar novas contratações de assessoria jurídica para atividades típicas da administração pública
16:59
Juína se prepara para receber a 1ª Copa Streetball de Basquete com atletas da cidade e região
O evento também contará com medalhas de participação para todos os atletas e uma programação especial.
16:49
Segurança reforçada: PM anuncia medidas imediatas para Brasnorte e novo comandante será nomeado em setembro
Entre os principais anúncios, está a nomeação de um novo comandante para o Pelotão de Brasnorte, que ocorrerá no próximo dia 5 de setembro
14:26
Escrivão de polícia de Brasnorte é encontrado morto dentro de veículo
A perícia técnica já está no local realizando os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do ocorrido.
13:57
Investigação eficaz da Polícia Civil leva à prisão dos envolvidos no roubo à agência bancária em Brasnorte em menos de 48 horas
Oito suspeitos foram identificados e presos em flagrante; as investigações continuam para identificar outros possíveis participantes
10:35
PF deflagra operação para combater crime de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MT e mais quatro estados
No dia 16/4/2024, durante uma ação da PF, uma pessoa ligada ao mesmo esquema criminoso foi presa em flagrante, quando transportava 33kg de cocaína
MAIS LIDAS