
Imunoterapia e a recidiva do câncer
Esse método tem mostrado um potencial significativo ao utilizar o sistema imunológico do próprio paciente.
Por: *André Crepaldi
Publicado em 25 de Julho de 2024 as 11:47 Hrs
A imunoterapia tem se destacado como uma alternativa promissora para diminuir a recidiva do câncer, um dos principais desafios na oncologia moderna. Tradicionalmente, o tratamento envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia, métodos que, embora eficazes em muitos casos, nem sempre conseguem barrar a doença.
Nos últimos anos, esse método tem mostrado um potencial significativo ao utilizar o sistema imunológico do próprio paciente. E ela funciona de diversas maneiras. Os inibidores de checkpoint imunológico, por exemplo, bloqueiam proteínas utilizadas pelas células cancerígenas para evitar a destruição pelo sistema imunológico.
Medicamentos como pembrolizumab e nivolumab têm sido eficazes em prolongar a sobrevida livre de recidiva em pacientes com melanoma e câncer de pulmão de pequenas células. Outra abordagem são as terapias com células T CAR, que envolvem a modificação genética das células T do paciente para que seja possível identificar e destruir células cancerígenas.
Esses meios têm mostrado resultados promissores, especialmente em leucemias e linfomas resistentes a outros tratamentos. Um dos principais benefícios da imunoterapia é a capacidade de induzir uma resposta imunológica duradoura, conhecida como memória imunológica.
Isso permite que o sistema imunológico "lembre" do câncer e responda mais rapidamente em caso de recidiva. Além disso, a imunoterapia pode eliminar células cancerígenas residuais que possam ter sobrevivido aos tratamentos convencionais, reduzindo assim a chance de recidiva.
Também é capaz de modificar o microambiente tumoral, tornando-o menos favorável ao crescimento de células cancerígenas e mais propício para a atividade das células imunológicas. No entanto, a imunoterapia também apresenta desafios significativos.
Efeitos colaterais podem ser severos, incluindo reações autoimunes, e algumas células cancerígenas podem desenvolver resistência ao tratamento. A identificação de biomarcadores para prever quais pacientes respondem melhor à imunoterapia é outra área de pesquisa essencial.
Apesar desses desafios, a imunoterapia representa uma revolução no tratamento do câncer. A capacidade de personalizar o tratamento com base no perfil imunológico do paciente e a promessa de respostas imunológicas duradouras oferece uma nova esperança para a redução da recidiva do câncer.
À medida que a pesquisa avança, espera-se que esse novo tipo de tratamento se torne uma parte integral do tratamento oncológico, proporcionando maior sobrevida e melhor qualidade de vida para os pacientes.
_________________________________
*André Crepaldi é oncologista e hematologista da Clínica Oncolog, em Cuiabá
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil