
Artigo: Compra e venda de lote urbano
Loteamento regular e a desnecessidade de escritura pública de compra e venda.
Por: *Por Flávio Gil
Publicado em 27 de Abril de 2021 as 09:11 Hrs
É regra na compra e venda de imóveis a necessidade de escritura pública de compra e venda para registro no cartório de imóveis, porém existem duas exceções, das quais para esse artigo vai interessar apenas uma delas.
A primeira exceção diz respeito ao imóvel com valor inferior à 30 (trinta) salários mínimos, ou seja, o negócio que envolve imóvel com valor inferior ao mencionado está dispensado de escritura pública de compra e venda para o devido registro no cartório de imóveis, bastando o contrato. Essa exceção é mais comum e conhecida.
A segunda exceção, que nos interessa e que é muito menos conhecida e divulgada, é a desnecessidade da lavratura de escritura pública de compra e venda quando o imóvel está localizado dentro de um loteamento regular.
Loteamento regular é aquele que é aprovado pelo poder público e registrado no Cartório de Registro de Imóveis, para isso o loteamento deve possuir infraestrutura básica de escoamento de águas pluviais, iluminação pública, esgoto, abastecimento de água, energia elétrica e vias de circulação.
A Lei que regula o parcelamento do solo urbano é a Lei Federal 6.766/79, que especificamente sobre o loteamento urbano, compra e venda e registro, prevê:
Art. 26. Os compromissos de compra e venda, as cessões ou promessas de cessão poderão ser feitos por escritura pública ou por instrumento particular, de acordo com o modelo depositado na forma do inciso VI do art. 18 e conterão, pelo menos, as seguintes indicações:
(...)
§ 1o O contrato deverá ser firmado em 3 (três) vias ou extraídas em 3 (três) traslados, sendo um para cada parte e o terceiro para arquivo no registro imobiliário, após o registro e anotações devidas.
(...)
§ 6o Os compromissos de compra e venda, as cessões e as promessas de cessão valerão como título para o registro da propriedade do lote adquirido, quando acompanhados da respectiva prova de quitação.
Além da necessidade de três vias do contrato de compra e venda, para que uma seja levada ao registro no cartório de imóveis, é necessário ainda observar os requisitos do artigo 26-A da Lei Federal 6.766/79.
Importantíssimo instrumento para a facilitação dos negócios de bens imóveis em loteamentos, a exceção trazida pelo § 6o do artigo 26 da Lei Federal 6.766/79 é um verdadeiro estímulo ao combate aos loteamentos irregulares, que causam grandes transtornos para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Para que o negócio de compra e venda seja realmente econômico, rápido e viável, é importantíssimo o acompanhamento de profissional qualificado para o assessoramento das partes interessadas, já que devemos levar em conta ser um procedimento burocrático como a própria escritura de compra e venda realizada por cartórios.
___________________
*Flávio Lemos Gil é advogado, pós graduando em direito empresarial.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS