Alguém da família faleceu? Saiba quais procedimentos devem ser tomados
Entre o óbito da pessoa e o início do velório, os familiares mais próximos precisam decidir uma série de questões fundamentais.
Por: João Paulo Magalhães de Oliveira*
Publicado em 20 de Dezembro de 2018 as 17:34 Hrs
A morte de um ente querido é doloroso. Por mais preparados que estejamos, é difícil não se abater pela tristeza quando alguém que a gente gosta falece. Contudo, é justamente logo após o falecimento que a família precisa ser forte. Entre o óbito da pessoa e o início do velório, os familiares mais próximos precisam decidir uma série de questões fundamentais, que vão desde a cerimônia de despedida até a emissão de documentos que comprovem a morte da pessoa. Para isso, é preciso que as pessoas se informem e estejam mais preparadas quando esse momento chegar. Confira um passo a passo sobre os procedimentos que devem decididos após a morte de alguém.
1 – Declaração de óbito
Quando alguém morre, o primeiro passo que a família precisa fazer é obter a declaração de óbito. Contudo, esse documento depende do local em que a pessoa morreu. Quando acontece no hospital, situação mais corriqueira, a própria instituição emite esse documento. Se for em casa, a situação complica. Se na família há um médico, ele pode atestar a morte. Caso contrário, a polícia terá que ser chamada para determinar se o falecimento foi natural ou não e encaminhar o corpo para a realização da necropsia. No caso de morte em local público, o corpo é imediatamente levado pelos policiais ao IML, órgão responsável pela emissão de declaração de óbito nos dois últimos casos.
2 – Serviço Funerário e emissão da Certidão de Óbito
A Declaração de Óbito é item obrigatório para a segunda etapa. Com o documento em mãos, os familiares precisam ir a um serviço funerário de sua cidade para emitir a Certidão de Óbito, o documento mais importante e responsável por finalizar o procedimento pós-morte. Para consegui-lo, é preciso levar um documento da pessoa que morreu, um documento de identificação do responsável e um comprovante de residência, além da declaração emitida anteriormente. Nesse local a pessoa também vai contratar todos os serviços desejados para o velório, enterro ou cremação.
3 – Liberação do Corpo
Com a parte burocrática encerrada, um parente do falecido deve ir ao local onde está o corpo para liberá-lo e acompanhar seu traslado até o velório para iniciar, enfim, a cerimônia de despedida. Vale lembrar que os cemitérios possuem regras diferentes de sepultura. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os cemitérios municipais mantêm os corpos por um tempo mínimo de três anos, contados da data do óbito. Depois desse período os restos mortais vão a um ossário.
4 – Homenagens e cerimonial
Esse ponto é fundamental porque é justamente o ritual de despedida e homenagem. Tudo o que a família desejar para o velório e sepultamento precisa ser abordado ainda no serviço funerário. Entre os itens estão o tipo de caixão e tamanho (a pessoa precisa ter altura e peso do falecido em mãos para contratar a melhor urna), flores, velas, música, rituais religiosos e até recursos modernos, como transmissão do velório via internet. No caso de cremação, as regras são diferentes. O ideal é que a pessoa deixe registrado ainda em vida sua vontade de ser cremada. Além disso, dois médicos precisam autorizar e assinar a declaração de óbito, pois a cremação resulta na destruição do material genético que pode ser requisitado por demanda jurídica ou policial.
* João Paulo Magalhães é Diretor Comercial do Cemitério Colina dos Ipês, localizado na cidade de Suzano (SP).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS