A queda do PT em Juína: A previsão se confirmou
O candidato a prefeito pelo PT recebeu menos votos do que os três vereadores mais votados.
Por: IVAN PEREIRA / Repórter em Ação
Publicado em 07 de Outubro de 2024 as 11:04 Hrs
Artigo de opinião!*
O Partido dos Trabalhadores (PT) teve um papel de destaque na política de Juína, ocupando a prefeitura por 16 anos. No entanto, essa trajetória de sucesso parece ter chegado ao fim. A recente incapacidade de manter a reeleição, mesmo com líderes carismáticos como Altir Peruzzo e Ságuas Moraes, culminou em uma derrota expressiva nas urnas no dia 6 de outubro, uma derrota que já estava prevista com a divulgação da pesquisa da Band FM.
Resultados eleitorais e desempenho do PT
Neste domingo (06/10), o candidato do PT, Luís Braz, teve um desempenho decepcionante, recebendo apenas 3.014 votos (13,30%). Em contraste, Paulo Veronese, do União Brasil (UB), obteve impressionantes 19.647 votos (86,70%). O fato de que os três primeiros vereadores mais votados somaram mais votos do que o próprio candidato do PT evidenciou a magnitude da derrota.

Altir Peruzzo, foi um prefeito que conquistou a simpatia da população, mas não conseguiu se reeleger, refletindo a falta de novas lideranças no PT. O partido se viu obrigado a lançar Luís Braz como candidato em 2024, mas sua candidatura foi cercada de desafios. Em entrevistas, ele mesmo admitiu sua falta de reconhecimento na cidade, um sinal preocupante para o futuro.
Além disso, a falta de carisma e simpatia de Braz em comparação aos seus antecessores impactou diretamente sua aceitação entre os eleitores. A má reputação do PT nacional, manchada por escândalos de corrupção, continuou a ser um fardo pesado. Isso se refletiu nos resultados das eleições presidenciais de 2020, onde Bolsonaro teve 65,60% dos votos em Juína, enquanto Lula alcançou apenas 29,66%.
O legado do PT em Juína
Historicamente, o PT mantinha um certo domínio na política local, beneficiando-se da popularidade de seus representantes e de um contexto político favorável. No entanto, a mudança na percepção pública e a ausência de novas lideranças capazes de atrair votos indicaram uma crise profunda. O que antes era uma "onda boa" transformou-se em um tsunami de desafios.
Nessas eleições, a situação se tornou ainda mais alarmante. O PT não conseguiu formar alianças significativas, limitando-se a coligações com partidos como o PCdoB e o PV, considerados inexpressivos na região. Essa fragilidade política teve consequências sérias nas eleições para a Câmara Municipal, onde o PT esperava eleger pelo menos dois vereadores, mas quase não entrou nenhum. Apenas o professor Carlito está retornando, com 696 votos, enquanto o atual vereador Sandro Candido ficou de fora com apenas 380 votos.
Conclusão
O futuro do PT em Juína se apresentou desolador. A ausência de lideranças fortes, a má reputação do partido e a incapacidade de formar alianças significativas contribuíram para um futuro sombrio. Com as tendências que se mantiveram, o PT enfrentou uma derrota humilhante em 2024, marcando o fim de uma era de domínio na política local.
----------------------------------------------------
*Ivan Pereira é jornalista, pedagogo com duas pós-graduações em comunicação empresarial e diretor executivo do Sistema Juinense de Comunicação - SJC
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS







