
Reformas fariam PIB crescer mais durante 15 anos, diz OCDE
Entidade recomenda ao país melhorar ambiente de negócios, reduzir corrupção e abrir economia
Por: Folha de SP
Publicado em 28 de Fevereiro de 2018 as 10:26 Hrs
Cinco reformas poderiam elevar o crescimento médio da economia brasileira em 1,4 ponto percentual ao longo de 15 anos, calcula a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Em relatório especial sobre o Brasil, divulgado nesta quarta-feira (28), em Brasília, a OCDE recomenda iniciativas para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a corrupção, abrir a economia, desenvolver o mercado financeiro e melhorar o funcionamento do Estado.
A organização reúne 35 países, entre os quais os mais ricos do mundo, e tem como objetivo o intercâmbio de políticas públicas e de informações para o desenvolvimento econômico. Em 2015, o Brasil firmou um acordo de cooperação com a entidade, se aproximando do grupo, e desde o ano passado espera por uma resposta ao pedido para ser aceito no clube.
No documento apresentado nesta quarta, a OCDE calcula que a principal contribuição para uma taxa de crescimento mais robusta (quase um terço do total) viria de medidas que reduzissem tarifas de importação e derrubassem exigências de conteúdo local. A avaliação é que o Brasil tem uma economia muito fechada, o que limita a concorrência e reduz possíveis ganhos de eficiência de firmas instaladas no país.
As demais iniciativas sugerem melhorias em instituições e leis, na regulamentação de mercados e no funcionamento do sistema bancário para o financiamento de longo prazo.
Se levadas a cabo, em 15 anos, calcula a OCDE, a economia terá acumulado um nível de produto interno bruto (ou de riqueza) 20% superior ao verificado em um cenário alternativo, sem essas reformas consideradas "ambiciosas".
O principal risco para as projeções está no campo político, com a visível dificuldade em avançar em temas que ajustem as contas do governo --o maior problema do atual do governo e também dos próximos.
Neste contexto, a reforma da Previdência é tratada como "o elemento mais urgente do ajuste fiscal", pois dela depende o funcionamento do teto de gastos públicos e a consequente estabilização da dívida pública na próxima década. Uma dinâmica descontrolada do endividamento público faz com que o governo, as empresas e os consumidores arquem com juros elevados e em espiral, sugerindo um risco de calote ou de disparada da inflação.
A não aprovação de medidas de controle de gastos comprometeria as projeções, elevando a dívida pública e devolvendo o país à recessão, alerta a OCDE.
"A implantação bem-sucedida da reforma previdenciária, sem a qual a regra de gastos não será cumprida no médio prazo, será a prova dos nove para a capacidade das autoridades de implantar mais reformas estruturais."
O relatório traçou cenários para o comportamento da dívida pública com e sem a reforma da Previdência. Com as mudanças nas regras das aposentadorias, a dívida (hoje equivalente a 74% do PIB) beiraria 90% em 2024 e depois declinaria. Sem a reforma, a dívida não pararia de crescer e, em 2030, superaria 107% do PIB.
Outras duas alternativas para a dívida foram projetadas pelos economistas da OCDE. A mais pessimista de todas, em que o governo adota senão um conjunto mínimo de medidas para conter os gastos; e uma otimista, em que as reformas "ambiciosas" são aprovadas. No primeiro, a dívida chegaria a 110% do PIB em 2030. Na segunda opção, voltaria a 70%.
Apesar da recomendação de aperto nas despesas públicas, principalmente nos gastos obrigatórios, a OCDE afirma que é possível ganhar eficiência nas despesas públicas, reduzindo benefícios para a classe média e ampliando programas como o Bolsa Família.
A avaliação é de que o programa tem impacto na redução da pobreza, e o aumento dos gastos com o bolsa atenderia os mais pobres, diferentemente de outros programas menos focalizados nesse estrato da população.
Uma das sugestões é desconectar os benefícios da Previdência ao salário mínimo, reajustando as aposentadorias apenas pela inflação. Com a economia gerada pela medida, esses recursos poderiam ser realocados no Bolsa Família.
Outra ideia para turbinar o Bolsa Família é a retirada da desoneração da cesta básica, que também atende à classe média, para a aplicação dos recursos correspondentes no programa de transferência de renda.
No relatório, a OCDE indica que as regras para obter a aposentadoria no Brasil são mais generosas do que as praticadas pelos demais membros do grupo. A idade mínima de acesso da OCDE é de 66 anos para homens e mulheres, contra 53 anos para mulheres e 55 anos para homens no Brasil.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23:27
Homem é preso por incendiar motocicleta de ex-companheira em Juína
O suspeito havia fugido para outro município
23:18
Polícia Civil prende homem que perseguia a ex-companheira e descumpria medidas protetivas
Ele afirmou ter visto a vítima com outra pessoa pelas câmeras da loja da vítima e, por isso, perdeu a cabeça
12:19
Agrônomo da Band FM faz alerta a prefeitos e produtores sobre riscos de apostar tudo no café
Região noroeste de Mato Grosso é a maior produtora do estado.
11:13
De sorteio de carro a prisão: entenda caso de chefe que demitiu funcionária
Dono de empresa envolvida em polêmica com uma ex-funcionária pelo sorteio de um Jeep Compass foi preso pela PF em operação contra tráfico internacional de drogas
11:09
Seca deste ano foi menor no Norte e Centro-Oeste, revela monitor da ANA
Na Região Nordeste, com a piora nos indicadores, houve expansão da área com seca moderada na Bahia e em Pernambuco
10:55
Nikolas é condenado a pagar R$ 200 mil por fala em Dia das Mulheres
Episódio ocorreu em 2023, quando Nikolas colocou uma peruca e disse que mulheres estariam "perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres"
10:17
Faculdade de SP expulsa 12 alunos de medicina por faixa com alusão a estupro
Em nota divulgada nesta segunda (28), Faculdade Santa Marcelina informa também que 'outros 11 estudantes receberam sanções regimentais que configuram suspensões e outras medidas disciplinares'.
10:09
Cai número de jovens e adolescentes fora do mercado de trabalho
Dados são do levantamento Empregabilidade Jovem Brasil
09:42
Agentes comunitários de saúde tem adicional de insalubridade atualizado
Projeto foi votado em primeira discussão na sexta-feira e aprovado nesta segunda-feira (28/04)
13:06
Justiça determina que Prefeitura de Brasnorte conceda teletrabalho a servidora mãe de criança com TEA
A sentença foi proferida pelo juiz Eviner Valério, da comarca de Primavera do Leste
MAIS LIDAS
Agrônomo da Band FM faz alerta a prefeitos e produtores sobre riscos de apostar tudo no café
Agentes comunitários de saúde tem adicional de insalubridade atualizado
Justiça determina que Prefeitura de Brasnorte conceda teletrabalho a servidora mãe de criança com TEA
PF bloqueia R$ 1,3 bilhão e prende integrantes de grupo que traficava drogas em veleiros
Cidade registra mais de 20 tremores em dois dias no Rio Grande do Norte
Prefeitura de Juína Decreta Ponto Facultativo no Dia 2 de Maio
Semana do Livro Encerra com Sucesso e Reforça o Incentivo à Leitura em Juína