Atividade econômica do Brasil sobe 1,33% em 2017, aponta BC
Resultado mostra recuperação gradual da economia do país após dois anos de recessão
Por: REUTERS
Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 as 16:42 Hrs
A expansão da atividade econômica do Brasil ficou acima do esperado por analistas em dezembro e o país voltou a crescer em 2017 após dois anos de profunda crise econômica, apontaram dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (19).
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 1,33% no ano passado, na série dessazonalizada. Somente em dezembro, o índice teve alta de 1,41% ante novembro.
Com isso, o IBC-Br fechou o quarto trimestre do ano com crescimento de 1,26% sobre o terceiro trimestre, sempre em números dessazonalizados.
O mercado já vinha trabalhando com a expectativa de um resultado no azul em 2017, ano marcado por expressiva diminuição dos juros básicos diante da inflação baixa, com o IPCA ficando, inclusive, aquém do piso da meta perseguida pelo governo.
Os dados oficiais do PIB em 2017 serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março.
Economistas ouvidos pela mais recente pesquisa Focus do BC calculam alta de 1,03% para o PIB em 2017, após o forte tombo de 3,5% tanto em 2016 quanto em 2015, segundo dados do IBGE.
Enquanto o número não vem a público, o desempenho do IBC-Br corrobora a leitura de recuperação gradual na economia, já que o índice incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.
Em 2017, tanto a indústria quanto o varejo fecharam o ano no campo positivo, crescendo 2,5% e 2%, respectivamente.
Por outro lado, o setor de serviços encolheu 2,8% no ano passado, terceiro ano seguido de retração. Para 2018, o mercado estima uma expansão de 2,8% do PIB, segundo o Focus, ante alta de 3% prevista pelo governo.
FOCUS
O BC também divulgou nesta segunda-feira a pesquisa Focus. A expectativa para a taxa de juros ao final deste ano permaneceu em 6,75%. Para 2019, a perspectiva no Focus segue sendo de que a taxa básica de juros encerrará a 8,0%.
Para o Produto Interno Bruto, a projeção de crescimento este ano subiu a 2,80%, de 2,70% no levantamento anterior. Para 2019, a expectativa continua sendo de uma expansão de 3%.
Os especialistas consultados no levantamento realizado pela autoridade monetária reduziram em 0,03 ponto percentual a projeção para a alta do IPCA em 2018, a 3,81% e mantiveram em 4,25% a conta para o ano que vem.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:06
Como as Câmaras Setoriais Temáticas Transformam Problemas Sociais em Políticas Públicas
Um levantamento que aponta o impacto das Câmaras Temáticas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
17:41
Prefeito tenta barrar aumento, mas vereadores derrubam vetos em menos de um minuto
A Câmara terá agora mais recursos do que a secretaria de Agricultura.
17:45
Governo de Mato Grosso aciona STF contra decreto ilegal de Lula
Estado aponta ausência de ocupação indígena, omissão no processo e risco à segurança jurídica de famílias e produtores
12:03
Polícia Militar apreende bicicleta motorizada conduzida por adolescente em Brasnorte
Veículos adaptados têm causado transtornos, barulho excessivo e riscos no trânsito; PM reforça orientação aos pais e promete intensificar fiscalizações
20:07
Brasnorte em pauta: comitiva de MT discute impacto de demarcação indígena no STF
Grupo busca medidas jurídicas e institucionais após ampliação da Terra Indígena Manoki, em Brasnorte
11:36
Cláudia Fernanda de Campos é eleita presidente da APAE de Brasnorte
Em chapa única, Cláudia Fernanda de Campos foi eleita por votação unânime para assumir a presidência da entidade pelos próximos três anos.
17:49
Brasnorte pode perder até 20% da arrecadação após decreto de Lula que amplia Terra Indígena
Decisão do governo federal pode reduzir arrecadação do município em até 20% e deve ser contestada na Justiça
15:20
Prefeitura de Juína estabelece novas regras para emissão de atestados médicos
A nota divulgada pela administração municipal ainda alerta severamente sobre as consequências da utilização de documentos falsos
09:42
Clientes reclamam da Juína Viagens sobre compras de pacotes
Empresa confirma as reclamações, mas nega responsabilidade
12:40
Ampliação da TI Manoki gera insegurança e indignação entre produtores rurais de Brasnorte
A decisão do Governo Federal aumentou a área demarcada para mais de 250 mil hectares






